Introdução ao Hermetismo

O Hermetismo: A influência da Maçonaria Egípcia azul. Na iniciação integrou em um todo coerente, as várias influências: Rosacruz, Pitágoras e mithraïste Hermética … O último efeito é necessária uma força particular na Maçonaria egípcia. passagens inteiras de nosso rito são levados diretamente a partir dos textos herméticos. Esta doutrina também influenciou grandes movimentos esotéricos do Ocidente: o gnosticismo cristão, Catharism martinismo, a alquimia … que são muitas vezes objecto de trabalho especulativo de nossas lojas. Isso mostra a importância desse movimento filosófico, metafísico e iniciação ao pedreiro do antigo Egito responsável por transmitir a tradição maçônica com as especificidades do seu rito. Se o hermético nasceu no primeiro século dC, uma atualização dessa doutrina é possível através dos ritos egípcios e símbolos maçônicos.

Hermética: A Gnose, que atende a homens da antiguidade, baseou-se essencialmente no Corpus Hermeticum. Essas leis são complexas. A primeira impressão é de um discurso ininteligível. Esta aparente incoerência resulta de vários factores: a origem antiga desses livros, a falta de rigor nas traduções, as aparentes contradições das opiniões expressas, a falta de uma linha comum.

O contexto antiga Historicamente, este tratado foi mencionado pela primeira vez no sec. XI º por um Michel Psellus. Mas partes do manuscrito já havia sido citado por Zosimus alquimista, início de século III. Pesquisadores concordam em datar os textos do primeiro século até o fim do século III, quando a influência grega foi decisiva no Egito. Historiadores estimam que os textos foram escritos em Alexandria, colónia grega fundada na esteira de Alexande. Os textos do corpus são, portanto, textos gregos influenciados pela religião egípcia sem que podemos claramente distinguir a relacionada com qualquer tradição. Os textos são destinados para os homens daquele tempo, as referências e padrões culturais estavam longe da nossa. A apresentação na forma de diálogos do Corpus, não é apresentado como uma exposição rigorosa. O objetivo não era criar um esquema intelectual lógico, mas para colocar o discípulo de uma certa disposição mental para causar sua evolução espiritual. pontos de vista aparentemente contraditórios Além disso, o hermético reúne abordagens que podem parecer contraditórias. Este aspecto reflete uma gradação no ensino de acordo com o grau de evolução do discípulo.

O livro Kybalion conhecido, as leis esotéricas explícitas: o ritmo da analogia, a dualidade … não apresenta uma verdadeira exposição doutrinária. Em todas as suas reservas, um estudo cuidadoso dos textos é possível. O hermético é como uma síntese do grego e pensamentos egípcios. Ele cai sob a iniciação real, mas inspirado e vivificado pelo iniciação sacerdotal egípcia que constitui a sua base espiritual. Esta fusão na abordagem foi possível porque o Egito é uma das fontes do pensamento grego. Na verdade, os grandes filósofos da Grécia antiga como Platão ou Pitágoras permaneceu no Egito e foram, provavelmente, em contato com a classe sacerdotal egípcia. A personalidade de Hermes Trismegistus ilustra essa síntese. Baseia-se a equivalência metafísica entre o deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth. Esta equivalência permitiu a reconciliação destas duas divindades. De fato, a principal função de Hermes e Thoth, o mediador, era idêntico: para ligar o divino e homens. Assim, o Hermes grego foi chamado de “um grande muito grande muito grande,”, palavra de origem egípcia relativas à Thoth antes de se tornar Trimegiste no tempo dos romanos. O hermético assumida uma abordagem gradual. Era impossível passar a visão de mundo secular a uma visão totalmente sagrada ao mesmo tempo. Na primeira fase, o iniciado deve estudar o básico.

Resp.´. Loja UDJAT, a Oriente do Porto

 

This entry was posted in Maçonaria. Bookmark the permalink.